Basta a temperatura começar a cair para pensarmos em fazer algumas delícias típicas. E as receitas de inverno são ideais para aquecer o corpo e a alma, não são? Afinal de contas, elas têm todo o jeitinho de comfort food – comidas que dão conforto.
Entretanto, há dias em que não queremos passar horas no fogão, não é mesmo? Para isso é interessante contar com um fogão com timer. Assim, dá para cozinhar sem se preocupar em marcar o tempo no relógio ou em queimar a comida.
Não sabe o que preparar? Então continue a leitura. Neste post, trazemos 3 receitas de inverno deliciosas para você fazer e curtir o friozinho com uma comida bem gostosa. Confira!
1. Receitas de inverno: Paella
A paella é uma receita típica da gastronomia espanhola. Feita à base de arroz e frutos do mar, tem um sabor incrível e uma apresentação de encher os olhos dos comensais.
Ingredientes
- 3 xícaras de arroz;
- 300g de camarões médios;
- 200 g de camarões grandes inteiros ou lagostins;
- 250 g de lulas em anéis;
- 250 g de polvo;
- 200 g de mexilhões;
- 300 g de peito de frango em cubos;
- 2 cebolas grandes picadas;
- 2 tomates picados;
- 1 talo de alho-poró fatiado;
- 8 dentes de alho amassados;
- 1 tablete de caldo de camarão ou legumes;
- 1 envelope de tempero para paella, se quiser;
- 1/2 colher de chá de açafrão;
- 1 xícara de ervilhas frescas;
- sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.
Modo de preparo
Em uma panela, doure o peito de frango picado com temperos à gosto e reserve. Na panela de pressão, coloque a lula e o polvo para cozinhar (sem água) com um pouco de alho, cebola e 1 tomate. Programe o timer em 5 minutos após pegar a pressão e deixe que saia sozinha.
Grelhe os mariscos com temperos e azeite e reserve. Em uma frigideira própria para paella, refogue o alho-poró e o pimentão e retire-os. Então, doure o alho e a cebola, acrescente o tomate, o arroz, o açafrão, o caldo de camarão ou legumes já dissolvido em 4 xícaras de água fervente e o tempero para paella.
Programe o timer em 15 minutos e deixe o arroz cozinhar, mexendo de vez em quando. Depois, misture o frango, o polvo, a lula e os camarões médios, acerte o sal e a pimenta. Se necessário, coloque mais água para terminar o cozimento.
Por fim, coloque os camarões grandes, os mexilhões, o pimentão e o alho-poró por cima para decorar e polvilhe cheiro-verde picado.
2. Canjica com leite condensado
A canjica – ou mugunzá, como se chama no Nordeste – é um doce feito com um milho branco específico. Além de muito saborosa, a segunda das nossas receitas de inverno dá bastante energia. A dica aqui fica por conta do amendoim torrado e triturado – que pode ser colocado na hora de servir para dar crocância e mais sabor.
Ingredientes
- 500 g de canjica branca;
- 1 litro de leite;
- 8 colheres de sopa de açúcar;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 vidro de leite de coco (200 ml);
- 50 g de coco ralado;
- canela em pó a gosto.
Modo de preparo
- Numa panela de pressão, coloque a canjica de molho com o açúcar em 2 litros de água por pelo menos 4 horas.
- Leve ao fogo. Quando pegar pressão, programe o timer em 20 minutos ou até que os grãos estejam macios.
- Caso necessário, troque por uma panela maior. Junte o leite de vaca, o leite de coco e o leite condensado à canjica, mexendo bem para não grudar no fundo.
- Deixe ferver por mais 10 minutos programados no timer. Desligue quando estiver bem cremosa. Polvilhe canela a gosto e sirva!
3. Vaca atolada
A vaca atolada é um prato de uma panela só, como dizem. Ela leva algum tempo para ficar pronta, por conta do cozimento da costela. Mas exige poucos ingredientes e é muito prática de fazer. É uma das melhores receitas de inverno para um jantar em família.
Ingredientes
- 1 e ½ kg de costela de boi;
- 1 kg de mandioca descascada e picada;
- 4 tomates;
- 2 cebolas picadas;
- 3 dentes de alho amassados;
- óleo de soja;
- sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.
Modo de preparo
- Na panela de pressão, refogue a cebola e o alho e acrescente a costela. Deixe dourar bem, por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando.
- Junte água fervente até cobrir a carne e tempere com sal e pimenta. Programe o timer em 40 minutos após pegar a pressão.
- Assim que a costela estiver cozida, junte a mandioca crua (coloque mais água, se necessário). Tampe a panela e deixe pegar pressão. Programe o timer por mais 10 minutos.
- Há quem goste da vaca atolada como uma sopa. Se esse é o seu caso, amasse alguns pedaços da mandioca e volte para a panela com mais um pouco de água. Acerte o sal e coloque cheiro-verde a gosto.
Como você pôde conferir, as receitas de inverno são feitas para serem servidas bem quentinhas. Afinal, elas nos aquecem nas noites mais frias. Quando usamos o timer, se tornam ainda mais práticas e fáceis de fazer.
Quer saber onde encontrar o cooktop Timer System? Aproveite que está por aqui, acesse o nosso site e saiba mais!