9 erros comuns na cozinha, evite-os!

Esqueceu a comida no fogo? Virou muitas vezes a carne na hora de fritar? Guardou a comida quente na geladeira? Se sua resposta foi sim para alguma dessas perguntas, você já cometeu alguns erros na cozinha. Mas não se preocupe: eles são mais comuns do que imaginamos.

Para evitar que você continue se equivocando, separamos, no artigo de hoje, 9 erros mais comuns na hora de cozinhar. Basta continuar a leitura e conferir as nossas dicas simples e práticas. Assim, você nunca mais vai passar aperto enquanto prepara suas refeições. Vamos lá?

 

9 erros na cozinha e como evitá-los

Pode ser pressa, falta de atenção ou inexperiência, mas quem nunca cometeu erros na cozinha? Isso é verdadeiro para muita gente que decide assumir o controle do fogão e começa a preparar as próprias refeições. Fique atento e comece a tomar nota para não passar por mais nenhum apuro enquanto estiver cozinhando.

 

1. Mexer muitas vezes a carne ao fritar

Você é impaciente e costuma mexer sem parar na carne enquanto ela frita? Saiba que esse é o motivo pelo qual seu filé não tem sabor. Mexer na carne durante esse processo prejudica suas propriedades.

O indicado é aquecer bem uma frigideira, de preferência antiaderente, e acrescentar um fio de óleo. Coloque então seu bife temperado e deixe fritar sem mexer até que as bordas comecem a mudar de cor. Somente após esse tempo você pode virar a carne.

 

2. Colocar a comida ainda quente na geladeira

Este é um dos erros na cozinha mais comuns. Trata-se de um hábito antigo, que passa de uma geração a outra. Colocar os alimentos quentes dentro da geladeira aumenta o consumo de energia e prejudica o funcionamento do eletrodoméstico.

Além disso, deixar os alimentos tampados ainda quentes eleva as chances do desenvolvimento de bactérias. O indicado é cobrir a comida com um pano ou um guardanapo até que ela esfrie. Depois disso, quando ela estiver morna, você pode guardá-la na geladeira.

 

3. Lavar a carne antes do preparo

Outro dos erros na cozinha mais comuns: lavar a carne antes de prepará-la. Isso pode prejudicar sua alimentação de diferentes formas. Primeiro, faz com que o alimento perca suas proteínas. Além disso, caso a água não seja totalmente tratada, pode contribuir para o aumento do número de bactérias.

Por isso, a melhor opção é retirá-la do pacote, secar o excesso de sangue e temperá-la. O calor do cozimento é o responsável por matar os microorganismos.

 

4. Utilizar somente uma tábua

Aposto que você está entre as pessoas que sentiu gosto de alho ou cebola em algum doce que preparou. Um dos principais erros na cozinha é ter somente uma tábua em casa. Isso contribui para que o sabor dos condimentos acabe passando para diferentes alimentos.

Por isso, é fundamental ter pelo menos duas tábuas em casa. Uma para os doces, outra para os salgados.

 

5. Comprar tábua de madeira não tratada

Tábuas de madeira são muito comuns em todas as cozinhas. Entretanto, sua superfície porosa e suas ranhuras favorecem a proliferação de bactérias. Por esse motivo, é bom evitá-las ou dar preferência para madeiras tratadas e tábuas de polietileno.

 

6. Deixar ervas frescas na mesma embalagem

Se você não aguenta mais ver salsinha e cebolinha estragando dentro da geladeira, fique atento a esta dica. Deixar as ervas frescas dentro do mesmo saquinho em que estavam contribui para que murchem e sequem com mais facilidade. Para mantê-las frescas por mais tempo, siga este procedimento:

 

  • Primeiro, você deve higienizá-las adequadamente.
  • O segundo passo é secá-las com cuidado para não amassá-las.
  • Deixe-as dentro de uma caixa fechada entre folhas de papel-toalha.
  • É essencial que elas permaneçam dentro da geladeira, mesmo com a proteção da caixa.

 

7. Usar óleo no cozimento do macarrão

É outro dos erros na cozinha que muitas vezes passam de uma geração para outra. Colocar óleo na água de cozimento do macarrão deixa sua massa mais escorregadia e com menor aderência ao molho preparado. Na panela do cozimento, coloque somente sal.

 

8. Queimar chocolate ao derreter

Muitos não sabem, mas para derreter o chocolate é preciso ter paciência. Queimar a barra de chocolate ao tentar derretê-la é algo que quase todo mundo já fez. Para evitar esse erro, basta picar o chocolate e colocá-lo em um recipiente.

Aqueça água em uma panela até que ela comece a ferver. Nesse momento, desligue o fogo e coloque o recipiente com o chocolate dentro da água quente. Mexa bem até derreter o chocolate, e pronto!

 

9. Esquecer alimentos no fogo

Por fim, dos erros na cozinha mais comuns, esquecer o fogo aceso enquanto prepara algum alimento é um descuido perigoso. Além de queimar o que você estiver preparando, um acidente doméstico grave pode acontecer.

Para evitar que algo do tipo ocorra, uma boa opção é escolher fogões com temporizador. Dessa maneira, é possível programar o tempo de preparo do alimento. Alguns modelos mais modernos avisam que o cozimento terminou. Eles também interrompem a saída de gás, apagando a chama e mantendo você e sua casa seguros. 

 

Saiba mais!

No post de hoje, você descobriu quais são os 9 erros na cozinha mais comuns. Além disso, conferiu as principais dicas para evitá-los. Coloque-as em prática para se sentir mais seguro e tranquilo enquanto prepara seus alimentos!

Quer saber mais sobre as vantagens de um fogão com temporizador? Então, conheça a Eletros Inteligentes!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Rua Júlio Boppré, 2541 - Oficinas - Tubarão - SC - 88702-360
CNPJ 27.777.379/0001-05
© 2020. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.

Quer ganhar R$10 de desconto?
Cadastre-se agora.
Play Video
Play Video