Você é do time de pessoas que vai às compras sem uma lista do mercado? Saiba que pode estar prejudicando o seu orçamento e gastando ainda mais tempo. Já pensou sobre isso?
A lista de compras é um guia essencial para que você não compre a mais (perdendo dinheiro). Ela impede que você passe sufoco pela falta de ingredientes e de itens da casa, ou que precise voltar ao supermercado.
Sabemos que nem sempre fazer essa lista é uma missão fácil, principalmente para quem não tem o costume. Por isso, resolvemos trazer este post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O que considerar ao montar a lista do mercado?
É normal querer pegar papel e caneta e sair anotando todos os itens que vierem à mente. Mas antes é preciso considerar alguns pontos importantes para não comprar demais e nem de menos. A seguir, confira as nossas dicas.
Faça uma lista-base
Primeiramente, faça uma lista-base com todos os alimentos e produtos que você e sua família consomem no dia a dia. Você pode até pegar um modelo pronto na internet para facilitar. Assim, é possível ter uma noção de tudo o que é preciso comprar no mercado.
Aproveite e analise o que é realmente necessário e o que é dispensável. Ou seja, o que você compra por costume, mas ninguém da casa consome com frequência – e até estraga na geladeira ou na despensa. Por exemplo: ninguém come maçã, mas você compra só porque é costume ter essa fruta em casa.
Veja o que tem e o que está faltando em sua casa
A partir da lista-base, você pode ir até a cozinha e dar uma olhada na despensa e na geladeira. Quais são os alimentos e produtos que estão em boa quantidade para consumir na próxima semana? O que está faltando? Agora, você já pode anotar tudo o que precisa comprar.
Crie categorias dentro da lista do mercado
Quer facilitar ainda mais a sua compra e economizar tempo? Você pode criar categorias dentro da lista. Agrupe os alimentos e produtos. Por exemplo: frios e laticínios – presunto, queijo, manteiga, iogurte etc.
Assim, você evita dar voltas e mais voltas dentro do supermercado, pois pega tudo o que precisa em cada setor. Lembrando que é interessante deixar os itens refrigerados para comprar por último. Dessa forma, você evita muita oscilação na temperatura, o que estraga os alimentos.
Faça compras semanais
Se você não costuma fazer compras semanais, pode parecer que é mais trabalhoso. Mas saiba que esse hábito evita o desperdício. Quantos alimentos você joga fora porque não dá tempo de consumir? Verduras, legumes e frutas principalmente.
Ao comprar toda semana, você garante alimentos mais frescos – como ovos, frios, laticínios e carnes, além dos vegetais. Também é possível ter uma variação maior do cardápio, o que é muito interessante para não enjoar dos pratos.
Elabore um cardápio
Você tem o hábito de cozinhar em casa? Saiba que montar um cardápio pode ajudar na hora de fazer a lista do mercado. Além disso, também poupa tempo e dinheiro. Ao elaborar o menu, você sabe exatamente o que deve comprar.
Ademais, é outra medida que evita o desperdício, já que você não vai comprar mais do que necessita. E ainda agiliza o dia a dia, porque torna desnecessário pensar todos os dias nos pratos para o almoço e para o jantar.
O que não fazer?
Agora você já sabe o que deve fazer ao montar uma lista do mercado. Chegou a hora de entender o que é preciso evitar. Alguns hábitos fazem com que a gente compre mais do que o necessário, resultando em uma alimentação não saudável ou em desperdício. São eles:
- ir ao mercado com fome: acabamos comprando mais alimentos supérfluos e de fácil consumo;
- levar as crianças: elas querem tudo o que veem pela frente – geralmente chocolates, balas, salgadinhos e outras guloseimas;
- ir ao mercado sem necessidade: compramos produtos por impulso.
Viu como fazer a lista do mercado é uma boa solução para economizar dinheiro e otimizar o seu tempo? Você pode fazer essa listagem tanto no papel quanto no celular. Logo que pegar a prática, verá que é muito mais vantajoso ter esse hábito!
Quer facilitar ainda mais a sua rotina? Conheça a linha de cooktop Timer System da Eletros Inteligentes!