Este post é dedicado a você, cozinheiro de primeira viagem! Você que corre para o mercado e escolhe ingredientes de primeiríssima qualidade. Que capricha na compra dos vegetais e de ervas orgânicas. Que segue a receita à risca e… acaba com a comida queimada ao final do preparo. Quem nunca?
Brincadeiras à parte, é claro que comida queimada não é exclusividade dos cozinheiros inexperientes. Qualquer pessoa pode acabar se distraindo facilmente e esquecer que deixou a refeição no fogo.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas infalíveis para você nunca mais ter comida queimada no almoço ou no jantar. Confira a seguir!
Sabe o timer do fogão?
Esse acessório, muitas vezes ignorado pelos cozinheiros amadores, faz toda a diferença. Ele controla o tempo que suas receitas precisam ficar no fogão ou no forno. Por isso, não ignore o poder do timer! Comece a usá-lo em todos os preparos!
Falando em timer, você já conhece o Cooktop Timer System? Essa solução incrível traz um timer para cada queimador, para que você possa regulá-los separadamente, de acordo com a necessidade. E a melhor parte é que, ao terminar o tempo estipulado, ele desliga sozinho.
Por essa você não esperava, não é mesmo? Comida queimada nunca mais!
Respeite o timer
Essa é uma dica que parece redundante (mas não é!). E nós vamos explicar o motivo. Seu timer pode até avisar quando termina o tempo programado por você. Mas, a não ser que você tenha o Cooktop Timer System, ele não desliga o fogão.
E é nessa hora que muita comida acaba queimando. Você vai até o fogão, dá uma olhadinha e pensa: “vou deixar só mais uns 10 minutinhos”. Mas então se passam 15 minutos, e sua receita já era. Se notar que sua comida precisa de mais um tempinho no fogão, reprograme o timer. E, assim que ele apitar, cheque sua receita novamente.
Não tenho timer no meu fogão, e agora?
Não criemos pânico! Use o timer do celular, um despertador ou qualquer outra coisa que conte o tempo. Mas use algo que possa fazer isso por você, que sinalize quando o tempo chegar ao fim. Parece algo bobo, mas a gestão do tempo na cozinha é crucial. Ela determina se um prato vai ficar bom ou intragável.
Mantenha o foco
Se você decide cozinhar, foque nisso e deixe as distrações para depois. Afinal, aquela espiadinha na televisão, nas redes sociais ou no YouTube podem fazer você se distrair por completo. E aí você perde o fio da meada da receita.
Confie no seu olfato
Então quer dizer que eu só preciso do timer para nunca mais ter comida queimada em casa? Claro que não!
Algumas vezes, pode acontecer de você deixar o forno na temperatura errada, por exemplo. E aí seu alimento fica pronto antes do tempo. Por isso, fique atento ao seu olfato e confie nele. Se você começar a sentir um cheiro bom de comida, dê uma conferida. Veja se a sua receita já não está no ponto.
Pode acontecer também de você cozinhar num lugar diferente. Se não estiver acostumado com o tipo de fogão, preste atenção! Ele pode ser mais potente do que o seu. Por isso, nunca duvide do seu “feeling” de cozinheiro.
Aprenda com os seus erros
Ainda não inventaram um método melhor para aprendermos algo novo do que os nossos próprios erros. Quando erramos – e observamos onde ou por que erramos –, descobrimos o que devemos corrigir. E pode ter certeza de que faremos muito melhor da próxima vez.
Faça do “cozinhar” um verdadeiro ato de amor
A comida está relacionada à memória afetiva das pessoas, Ela se conecta totalmente às diferentes culturas, aos costumes e às tradições das famílias. Cozinhar para alguém é a maior manifestação de acolhimento, de recepção e de amor.
Quando estiver preparando um prato, seja para alguém querido ou para você mesmo, observe cada etapa. Delicie-se com cada saber e, principalmente, divirta-se.
Pensando em facilitar ainda mais a vida dos apaixonados por cozinha, a Eletros desenvolveu uma linha de produtos inteligentes. Ela vai revolucionar a sua relação com a arte de cozinha. Fique ligado nas novidades!