Quem aí já começou a preparar uma refeição com todo carinho, mas se distraiu com outra atividade? Com certeza você acabou com a comida queimada, não é mesmo? Mas a pergunta é: o que fazer nessas situações? Tentar aproveitar o que dá ou jogar tudo no lixo? Além disso, comer comida queimada não apresenta riscos à saúde?
É o que vamos discutir a seguir. Continue lendo a matéria e confira!
Comida queimada faz mal à saúde?
Apesar de parecer inofensiva, comer comida queimada pode, sim, fazer mal à saúde. Isso porque a queima do alimento libera uma substância química chamada acrilamida. Ela está relacionada ao aumento do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer (especialmente, nos rins, no endométrio e nos ovários).
Então quer dizer que os alimentos que consumimos no dia a dia produzem uma substância tóxica perigosa à saúde?
Calma, não é bem assim! Isso só acontece se a comida for aquecida acima de 120 ºC (quando é frita, assada ou grelhada, por exemplo) e acabar passando do ponto. Nesses casos, podemos ver partes pretas no alimento, e então o risco de haver acrilamida é grande.
Uma curiosidade importante: a quantidade dessa substância é maior em comidas ricas em carboidratos. Por exemplo, pão, arroz, macarrão, bolos ou batata. Quando queimados, os carboidratos reagem com a asparagina presente em alguns alimentos e acabam produzindo acrilamida.
Como evitar que a sua comida queime no preparo?
Temos uma dica muito básica e, ao mesmo tempo, revolucionária para quem nunca mais quer comer comida queimada. Durante o preparo ou o aquecimento, use o timer sempre que colocar a comida no fogão.
Pode parecer simples demais. Mas, na vida moderna e na correria do nosso cotidiano, somos sobrecarregados o tempo todo. Notificações, informações e outras atividades rotineiras acabam roubando a nossa atenção. E, quando menos esperamos, a comida está toda queimada no fogão.
Como essa situação tem se tornado comum, a Eletros Inteligentes desenvolveu o Cooktop Timer System. Esse cooktop possui um timer para cada queimador – assim, você consegue programá-los de acordo com a necessidade de cada alimento.
Ele também avisa sobre o fim do tempo estipulado por você. Mas o mais bacana é que o timer desliga o fogo automaticamente, evitando possíveis acidentes.
Essa novidade só mostra o quanto é importante que as pessoas adotem soluções práticas. Além de facilitar a vida, essas soluções também a tornam muito mais segura. Afinal, não queremos que você continue expondo sua saúde a riscos desnecessários porque esqueceu a comida no fogão, não é mesmo? Por isso, nada de comer comida queimada!
Falamos mais detalhadamente sobre outras dicas infalíveis para você não queimar a comida em outro post aqui.
Dicas para você consumir refeições mais saudáveis
- Cozinhar seu próprio alimento é sempre mais saudável do que pedir pratos prontos em deliverys. Você não sabe a origem da comida e muito menos como foi realizado o preparo dela.
- Uma boa refeição começa com a escolha dos ingredientes. Portanto, se você puder, dê preferência aos produtores locais que oferecem opções orgânicas.
- Você sabia que os produtos derivados do leite, as carnes e os peixes são alimentos que possuem níveis menores de acrilamida? Mas é claro que devem ser preparados da maneira adequada para o consumo.
- Falamos anteriormente que alimentos com muito carboidratos (pães, bolos, batatas, entre outros) são mais propensos a ter acrilamida. Por isso, evite consumi-los (especialmente) se tiverem passado do ponto.
- Prefira consumir frutas, legumes e vegetais crus. É o jeito mais saudável de aproveitar todas as vitaminas e minerais que esses alimentos proporcionam.
- Ao preparar legumes e vegetais, procure cozinhá-los na água (em vez de fritar, assar ou grelhar).
- Atenção ao fritar, grelhar ou assar alimentos: o recomendado é que fiquem apenas ligeiramente dourados, em vez de marrons ou pretos.
- Planeje as refeições que você fará durante a semana. Se possível, adiante o preparo de boa parte delas nos fins de semana. Assim, você não terá como usar a desculpa da falta de tempo para pedir fast food ou pizza.
Você sabia que comer comida queimada faz mal à saúde ou essa informação te pegou de surpresa? Muita gente não sabe disso, mas nunca é tarde para começar a adquirir novos hábitos, não é mesmo?
Se gostou das dicas, compartilhe este artigo! E assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades.