Frango assado: 6 dicas na hora do preparo

O frango assado é um dos pratos preferidos para o almoço em família. Parece uma receita fácil – afinal, é só temperar a ave e levar ao forno por alguns minutos. Mas saiba que existem truques para que ele fique saboroso e suculento.

Os problemas que mais acontecem no preparo da receita são carne ressecada e insossa. Por esse motivo, todo cuidado é pouco na hora de preparar essa delícia. Quer saber os segredos? Então, continue a leitura, pois neste post trazemos 6 dicas para fazer um frango assado incrível. Confira!

 

1. Escolha o frango

Se você é do time de pessoas que pensa que frango é tudo igual, entenda que isso é um engano! As condições de vida e a alimentação das aves interferem diretamente nas características da carne:

  • sabor;
  • textura;
  • nutrientes.

Os animais produzidos em granjas que se preocupam com o bem-estar deles são mais sadios e de maior qualidade. Além disso, não recebem antibióticos e nem hormônios de crescimento, que são proibidos no Brasil.

Sendo assim, o que é necessário para fazer um frango assado perfeito? Escolher uma ave de boa procedência, pois faz toda a diferença no resultado. 

 

2. Tempere a gosto

Os temperos básicos para frango são sal e pimenta-do-reino. Só com esses ingredientes você já consegue sabores incríveis. Entretanto, dá para adicionar outros elementos aromáticos no interior do frango, como:

  • cebola;
  • alho;
  • rodelas de limão;
  • ervas picadas.

Enquanto assa, esses ingredientes soltam aromas, deixando um perfume delicioso pela casa e dando mais sabor à carne. Esfregue o tempero por toda extensão da ave – e não se esqueça dos lugares mais escondidos, como debaixo das asas, entre as coxas e dentro da cavidade.

Se você preferir, também pode deixar marinando em seus temperos preferidos por, pelo menos, duas horas dentro da geladeira. Se quiser sabores mais marcantes, esse tempo de descanso pode ser de até 12 horas.

 

3. Aposte nos acompanhamentos

Você pode aproveitar todo o sabor do frango assado já nos acompanhamentos. Para isso, faça uma camada de batatas, cebolas e cenouras no refratário e coloque a ave por cima antes de assar.

Dessa maneira, os legumes ficarão dourados e saborosos por conta da gordura e dos temperos do frango assado. Outra opção é rechear a ave com sua farofa preferida, linguiça, queijo e outros ingredientes que desejar.

 

4. Leve para assar

Chegou a hora a de assar o seu frango. Basta colocar em um refratário e levar ao forno, certo? Ainda não! É interessante deixar a ave 30 minutos fora da geladeira e coberta. Assim, você evita que a carne asse de maneira desigual, além de acelerar o tempo de assamento.

É comum que as pessoas envolvam a ave em papel alumínio, porém não é necessário. Pelo contrário, fazer isso aumenta a quantidade de líquidos no fundo da assadeira, deixando a pele mole e dificultando chegar à cor dourada.

O frango assado leva em torno de 40 minutos para ficar pronto. Para saber o ponto, pressione a ponta da faca entre o peito e a coxa. Se o líquido sair claro e sem vestígios de sangue, é porque a ave está bem assada.

 

5. Aguarde antes de cortar o frango assado

Assim que retiramos o frango assado do forno, é quase irresistível querer comer ali na hora. O cheiro delicioso dá água na boca! Entretanto, é importante deixar o prato descansando por 15 minutos antes de ser cortado.

Esse tempo é para que os sucos sejam redistribuídos, garantindo a suculência da carne. Senão, eles saem com o corte, e o frango pode ficar ressecado. Portanto, aguarde esses minutinhos antes de servir.

 

6. Confira algumas sugestões de guarnições

Frango assado combina com o quê? Ah, com muitos outros pratos! O sabor suave da ave casa perfeitamente com várias outras comidas, desde as mais simples até as mais requintadas.Veja algumas sugestões:

  • arroz à grega;
  • saladas de folhas;
  • salada de maionese com batatas;
  • macarrão ao sugo;
  • batatas assadas;
  • legumes na manteiga;
  • tutu de feijão;
  • creme de milho;
  • purê de mandioquinha.

 

O frango assado é aquele tipo de prato curinga para qualquer ocasião – desde um almoço de domingo com a família até como tira-gosto do happy hour com os amigos. Como você pode ver neste post, o preparo desse prato é simples, mas cheio de segredos para ficar ainda mais saboroso!

Quer saber como deixar o seu dia a dia mais prático e seguro na cozinha? Acesse o site e conheça os nossos produtos!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Rua Júlio Boppré, 2541 - Oficinas - Tubarão - SC - 88702-360
CNPJ 27.777.379/0001-05
© 2020. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.

Quer ganhar R$10 de desconto?
Cadastre-se agora.
Play Video
Play Video